segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Gato-do-mato

Nome popular: Gato-do-mato, gato silvestre europeu, gato silvestre, gato selvagem, gato-do-mato-europeu, gato-do-mato-africano, gato-do-mato-asiático. Nome científico
Felis sylvestris.

Distribuição geográfica: Como várias espécies de animais, o gato-do-mato divide-se em muitas subespécies regionais. De forma geral, a região onde vive o gato-do-mato extende-se através do "Velho Mundo": partes do Noroeste da Europa, Oriente Médio, partes da Ásia e praticamente todo o continente africano, com excessão das áreas de deserto.

Habitat: Florestas e bosques.

Hábitos alimentares: Os alimentos principais do gato-do-mato são roedores, peixes, lebres, coelhos e ninhadas de pássaros. Apesar do seu tamanho, pode caçar animais maiores, como o cervo.

Tamanho: Cerca de 50 cm, fora a cauda que mede por volta de 20 cm. Peso
De 3 a 8 kg.

Período de gestação: 57 a 63 dias.

Número de filhotes: Em média 5.

Características da reprodução: Enquanto os filhotes ainda amamentam, a fêmea prefere ficar na toca para dar proteção a eles. É o macho que sai a caçar e que traz carne fresca todos os dias.

A fêmea do gato-do-mato alimenta, protege e treina seus filhotes, no comportamento típico de todos os felinos.

Quando algum perigo maior ameaça a família, a fêmea não chega ao ponto de sacrificar a vida pela prole: foge sozinha. Particularidades
O gato-do-mato só pode ser derrotado pelo homem com arma de fogo ou armadilhas, pois os cães de caça perdem a parada para o felino, mais ágil e esperto que os cães.

Desde bem pequeno o macho do gato-do-mato define rígidos limites de território, dentro do qual outros gatos correm perigo. Se um agressor conseguir penetrar no território rival com êxito, as fronteiras são então redefinidas.

Está ameaçado de extinção devido a caça.

Vive por volta de 15 anos.

Nenhum comentário: