quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Raposa

Nome popular: Raposa-vermelha, Raposa.

Nome científico: Vulpes vulpes.

Distribuição geográfica: No Norte da América, a raposa-vemelha é encontrada no Canadá e nos Estados Unidos. Também é encontrada na Europa, Norte da África, Oriente Médio, Noroeste da Índia, Austrália e algumas ilhas do Pacífico. Ela não é nativa na maior parte destas regiões, tendo sido introduzida pelos colonizadores ingleses que a caçam por esporte. Na América do Norte foram introduzidas no século XVII. Inicialmente na costa Leste, mas de lá se espalharam para o Oeste e Sul. No Nordeste dos Estados Unidos, elas acasalaram com as raposas-vemelhas nativas, produzindo várias subespécies. No século XIX elas foram introduzidas na Austrália para controlar a explosão da população de coelhos, ironicamente também introduzidos pelo homem.

Habitat: A raposa-vemelha vive em vários habitats diferentes, mas normalmente evita florestas muito densas e desertos.

Hábitos alimentares : A raposa-vemelha come de tudo e por esta razão tornaram-se predadoras bem sucedidas. Ela é onívora e come roedores, pequenos mamíferos, frutas, vegetação, insetos, restos humanos, pequenos veados e até javalis. A base da dieta é composta de roedores e coelhos. Consomem de 0,5 a 1 kg de alimento diariamente. Nada é desperdiçado! Se há muito alimento para uma só refeição, a raposa guarda o restante para comer depois. No outono alimentam-se mais de frutas e grãos e também de plantações em fazendas, como repolhos e nabos.
Suas táticas de caça são muito semelhantes às dos felídeos. Ela se aproxima furtivamente da presa e ataca de surpresa. Normalmente caça nos campos, onde os roedores são abundantes. Sua excelente audição permite ouvir o barulho dos ratos andando na grama e mesmo em suas tocas. Ela espera que eles saiam da toca e pula sobre eles.

Tamanho: Do chão até a altura do ombro, a Raposa-Vemelha tem de 35 a 40 cm. A cabeça e o corpo de 58 a 90 cm de comprimento. A cauda mede de 32 a 49 cm.

Peso: De 3 a 7 Kg.

Período de gestação: O período de gestação varia de 49 a 55 dias.

Número de filhotes: Nascem de 3 a 4 filhotes.

Características da reprodução: A época de acasalamento ocorre entre Dezembro nas regiões mais próximas do Equador e em Abril nas mais distantes. As fêmeas reproduzem apenas uma vez ao ano. O cio dura por volta de 3 semanas, sendo que a fêmea é receptiva apenas por 3 dias. A porcentagem de fêmeas que procriam está diretamente relacionada à população de presas na região.
As fêmeas dão à luz em uma caverna, em uma toca escavada por ela mesmo ou em alguma toca abandonada. Algumas vezes o local escolhido é usado por várias gerações. Os filhotes (de 3 a 4) nascem pesando de 50 a 150 g. Ao nascerem eles são marrom escuro ou preto. Seus olhos só abrem depois de 9 a 14 dias de vida. Já as orelhas dobradas só ficam eretas com 4 semanas. Depois de 1 mês de idade começam a sair da toca e a comer alimento sólido. Com 6 semanas eles desenvolvem a coloração adulta e começam a alimentar-se por conta própria (as primeiras presas normalmente são minhocas).
Se mais de uma raposa der cria na mesma caverna, elas se ajudam a criar os filhotes. O macho ajuda fornecendo alimento. A família se separa no outono. Com 6 meses de idade, os machos abandonam a família primeiro. Eles viajam grandes distancias (até 30 km) para estabelecer seu próprio território. As fêmeas tendem a ficar no local onde nasceram e estabelecem seu território dentro do território da mãe. Com 10 meses de vida elas atingem a maturidade sexual e procriam na primavera seguinte.

Particularidades: O tamanho da raposa-vemelha varia muito dependendo da região onde vive. Os machos costumam ser em torno de 20% maiores que as fêmeas. O corpo é delgado e longo e as pernas são finas. A cauda é longa e representa uma parte significante do seu comprimento total. Seu focinho é longo, pontudo e estreito. As orelhas largas são triangulares e estão no topo da cabeça. Uma característica curiosa da Raposa-Vemelha é que sua pupila tem o formato de uma fenda vertical, parecida com a do gato-doméstico e de outros membros da família Felidae. Os olhos são amarelos.
As patas da frente possuem 5 dedos, enquanto as traseiras possuem 4. As patas dianteiras são maiores que as traseiras e as unhas, como a dos outros canídeos, são duras e não retráteis.
Embora seja chamada de vermelha, sua coloração varia do vermelho escuro ao laranja pálido, passando por todas as tonalidades entre estas. Sua face, mandíbula inferior, garganta, peito, as partes inferiores e a ponta da cauda são creme claro ou branco.A cauda tem faixas escuras. As patas são mais escuras que o corpo e, freqüentemente são pretas. Existem variações de coloração. Uma delas é chamada de raposa-prata. A raposa-prata é preta com partes cinzas ou brancas nas costas e laterais. Também há outra variação preta, apenas com as pontas dos pelos vermelhos. Há ainda raposas inteiramente pretas.
Vivem em uma estrutura social hierárquica. Entretanto, há variações na organização desta estrutura. O mais comum é um par com seus filhotes da última cria. Também já foram estudadas organizações sociais compostas de um único macho e várias fêmeas. Neste caso, há apenas uma fêmea dominante, que é a única a reproduzir. A maior parte da população de raposas é composta de machos e fêmeas que não reproduzem. São poucas as fêmeas aptas a reproduzir.
A Raposa-Vemelha é territorial e ataca intrusos. O tamanho do território varia bastante e depende do tipo de habitat e da disponibilidade de presas. Em regiões com abundância de alimento o território varia de 5 a 12 Km² e em lugares mais pobres de 20 a 50 Km².
Seus principais inimigos naturais são a águia-dourada (Aquila chrysaetos), o lobo (Canis lupus), o coiote (Canis latrans) e Ursos. Doenças como a raiva e a caça esportiva pelos humanos também matam várias Raposas anualmente.
Devido a vasta região em que é encontrada, estima-se que existam mais de 48 subespécies, mas a validade científica destas subespécies não é totalmente comprovada.
São mais ativas à noite e durante o crepúsculo. Entretanto, as Raposas com filhotes novos são mais ativas durante o dia.
Pode viver até 12 anos, mas poucas vivem mais do que 3 ou 4 anos, especialmente em áreas onde a caça é permitida. Em cativeiro pode viver até 15 anos.

Nenhum comentário: